815

O Sol e a Pele

Tiago Torres
Dermatologista no Grupo CMP – CMP S. João da Madeira e CMP Vale de Cambra
Professor Auxiliar Convidado no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto

O sol é essencial para a vida humana. Constitui uma importante fonte de energia, calor e luz, sendo essencial para a saúde, salientando-se o seu papel na síntese da Vitamina D, fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. Apesar da sua importância, a incidência e prevalência do cancro de pele têm vindo a aumentar, provavelmente associado a comportamentos de risco, como uma maior exposição à radiação ultravioleta onde se inclui a exposição solar e aos solários.

Desde que diagnosticados precocemente, a maioria, os cancros de pele são curáveis. Assim, a prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais.

A prevenção do cancro de pele tem dois componentes essenciais, a prevenção primária que assenta na educação e informação da comunidade, com o intuito de promover uma mudança nos comportamentos e uma relação mais saudável com o sol e, também, através do diagnóstico e tratamento precoce de todas a formas de cancro de pele, em particular do melanoma.

A dermatologia tem um papel fundamental no diagnóstico e tratamentos das lesões cutâneas. A experiência adquirida na correcta identificação de lesões suspeitas, a utilização de várias técnicas de diagnóstico como a dermatoscopia, e o atempado tratamento com cirurgia e/ou laser, fazem com que esta especialidade seja essencial.

O auto-exame da pele por parte do doente é particularmente importante e deve ser efetuado cada 2 meses, no sentido de identificar precocemente alterações nos sinais, na forma, cor ou tamanho ou o aparecimento de lesões cutâneas ulceradas, que não cicatrizam, recorrendo ao dermatologista para um diagnóstico definitivo e tratamento se necessário. Desta forma é fundamental reconhecer os sinais de alarme para recorrer ao médico atempadamente.

Finalizando, o Sol é importante e essencial mas é necessário ter com ele uma relação saudável, com respeito e precaução.