Polipectomia

Descrição

A Polipectomia Endoscópica é a técnica que permite remover a grande maioria dos pólipos durante a colonoscopia. Para esse efeito é utilizada uma ansa diatérmina, que possui  um laço metálico que permite laçar o pólipo e simultaneamente cortar e coagular o pedículo, prevenindo a hemorragia. Alguns pólipos diminutos podem ser cauterizados ou queimados com uma corrente elétrica.

Habitualmente, os pólipos não originam sintomas. Assim, devem ser efetuados exames regulares de rastreio para a sua deteção. Os pólipos do cólon detetados precocemente podem ser facilmente removidos. O rastreio ajuda a prevenir o cancro do cólon, uma doença fatal quando é detetada em fase avançada.

Os pólipos do cólon habitualmente não dão sintomas, sendo detetados durante a colonoscopia, contudo podem apresentar-se clinicamente com os seguintes sinais e sintomas: aparecimento de sangue nas fezes, alteração dos hábitos intestinais – diarreia ou obstipação, dores abdominais, náuseas e vómitos (obstrução intestinal).

Estão disponíveis vários tipos de exames para o rastreio:

  • Pesquisa de sangue nas fezes;
  • Exames radiológicos (ex.: Clister opaco);
  • Exames endoscópicos (ex.: Colonoscopia Total).

A colonoscopia é considerada o exame mais eficiente para a deteção de pólipos, estando recomendada como o melhor método de rastreio, particularmente pela possibilidade de biópsia e/ou remoção das lesões durante o procedimento.

Preparação

O doente deve discutir com o seu médico os riscos e benefícios do exame, de modo a assinar um consentimento informado que permite a realização do exame.

Marcação

Deseja ser Contactado para Marcação de Exame?

This contact form is deactivated because you refused to accept Google reCaptcha service which is necessary to validate any messages sent by the form.