Fisioterapia – Exercício Terapêutico

Partindo de uma avaliação inicial do utente e dos seus níveis de atividade física, o Exercício Terapêutico inclui a prescrição, a educação e literacia do utente e o desenvolvimento individualizado de objetivos terapêuticos a alcançar, de modo a potenciar a motivação e a autoeficácia do indivíduo.

O Fisioterapeuta desenvolve um programa de exercícios, com fins terapêuticos, para condições específicas, utilizando como ferramentas o Pilates Clínico, o treino de mobilidade funcional, o treino neuromuscular (equilíbrio, flexibilidade e propriocepção), exercício de esforço progressivo (treino de força e resistência e treino aeróbio) e exercício com objetivos preventivos.

O Exercício Terapêutico cumpre os seguintes objetivos:

  1. Tratamento de lesões;
  2. Restauro da função musculoesquelética;
  3. Manutenção do bem-estar físico.

Dentro do vasto leque de condições que beneficiam do exercício terapêutico, realçamos a 1ª causa de incapacidade, segundo a Call for Action, Rehabilitation 2030, da Organização Mundial de Saúde – 2017: disfunção lombar. Sendo uma das condições de saúde mais associada a urgências hospitalares desnecessárias, a fisioterapia tem vindo a ser indispensável na Gestão da Dor Crónica, nomeadamente por recurso ao exercício e educação clínica.

Corpo Clínico

Marcação de Consulta

Pedido de Marcação de Consulta

This contact form is deactivated because you refused to accept Google reCaptcha service which is necessary to validate any messages sent by the form.