Reiki
O Reiki (Rei = Energia Universal, Ki = Energia Vital) é uma prática milenar tibetana, esquecida, e, entretanto, redescoberta no início do século passado pelo japonês Mestre Mikao Usui.
É uma terapia energética que atua no domínio mental, material (corpo), emocional e espiritual.
O terapeuta é um “meio”, um canal, pelo qual, durante uma sessão, é transmitida a Energia Universal que, assim, vai ajudar a restabelecer a harmonia energética e a libertar de potenciais bloqueios do paciente para que a Energia Vital flua livremente.
Fazendo com que a Energia Vital flua naturalmente, o Reiki, pode funcionar como método preventivo de doenças aumentando a capacidade de autocura do organismo.
A sessão de Reiki é realizada com o paciente vestido, preferencialmente de uma forma confortável, deitado ou sentado. O terapeuta aproxima as mãos de certos pontos do corpo do paciente, para que haja a transmissão de energia, sem a necessidade de tocar.
O Reiki é uma terapia reconhecida pela Organização Mundial da Saúde e que vem sendo, cada vez mais, utilizada nos hospitais dos países como Espanha, Reino Unido, Brasil e Estados Unidos.
Alguns dos principais benefícios do Reiki são:
- Promover o relaxamento profundo diminuindo o stress, a depressão e a
ansiedade; - Ajudar no estímulo do sistema imunitário aumentando, assim, a capacidade do organismo se autocurar;
- Ajudar no alívio de dores crónicas;
- Ajudar na redução dos efeitos adversos de fármacos, como a quimioterapia, e potenciar os efeitos benéficos;
- Aliviar os sintomas de insónia;
- Ajudar na concentração e a manter o foco;
- Melhorar a qualidade de vida.
O Reiki deve ser visto como parte da cura, sem preconceitos, num modelo integrativo de medicinas, com o objetivo da melhoria da qualidade de vida das pessoas.